Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/dbx764qvcnh0/public_html/infinityinstituto.com.br/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 644

Deprecated: The each() function is deprecated. This message will be suppressed on further calls in /home/dbx764qvcnh0/public_html/infinityinstituto.com.br/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/core/class-vc-mapper.php on line 111
Transtornos mentais e emocionais são uma grande causa de afastamento do trabalho - Infinity Instituto

A pressão psicológica é muito evidente em praticamente todos os ambientes de trabalho, seja para cumprir prazos apertados, seja pela competição da concorrência, sejam por desafios internos. De acordo com as estimativas do Fórum Econômico Mundial, os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do trabalho. Em todo o mundo, os gastos relacionados a transtornos emocionais e psicológicos podem chegar a 6 trilhões de dólares até 2030.

O Ministério da Saúde apontou que o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens brasileiros. 30% dos alunos de graduação em instituições federais no Brasil procuraram atendimento psicológico em 2014 segundo a Andifes (Associação Nacional de Dirigentes de Ensino Superior).

O Infinity Instituto quer mudar esse cenário nos ambientes corporativos e nos ambientes de ensino, levando a prática de Mindfulness (estado mental de Atenção Plena ou de Consciência Plena, ou seja, estar mais consciente de mim mesmo e de tudo) como uma promotora da saúde integral e do bem-estar das pessoas, para que elas possam trabalhar, estudar, se desenvolver com mais recursos internos de qualidade de vida, com autopercepção e autocuidado, com uma maior capacidade de gestão do estresse psicológico e emocional,  e, fazendo a prevenção constante de sintomas de ansiedade e depressão.

Os impactos positivos transcendem a saúde mental, emocional e física. Ao promover melhoras nas relações interpessoais, mais produtividade, capacidade de memória, níveis mais profundos de atenção, vida com propósito e mais sensação de bem-estar, também atuam na saúde social, profissional e espiritual.

Já conseguimos validar os impactos por meio de inúmeras experiências. Por exemplo, pacientes que participam do grupo de Mindfulness do HC, uma população de alta vulnerabilidade, relataram benefícios em todos esses pilares, o que nos dá respaldo para expandir a prática de meditação para que mais pessoas tenham acesso.

Um de nossos projetos sociais é o Programa de Mindfulness com as pacientes do Hospital de Clínicas de Curitiba, mulheres com idade entre 40 e 60 anos, atendidas pelo SUS, as quais participam do Programa MBHP – Promoção da Saúde baseado em Mindfulness.

Do ponto de vista da saúde integral, pode se dizer que existe na prática de atenção plena uma forma de “medicina participativa” na qual os pacientes são desafiados a descobrir e utilizar seus próprios recursos para a aprendizagem, cura e transformação (Kabat ‐ Zinn, 2003).

Num mundo inundado de informações, avanços tecnológicos e competição global, um grande desafio da humanidade é manter a clareza, a atenção e a flexibilidade mental. Vamos empoderar as pessoas para enfrentar os desafios neste século 21?

Alguns depoimentos certificam o que já é evidência científica:

“Eu acho que a meditação (mindfulness) é um ponto positivo para toda a vida da gente. Em todos os sentidos. Porque se eu conseguir manter o equilíbrio do meu emocional, automaticamente eu vou conseguir aliviar a minha dor que não era apenas física”. Paciente 1

“Eu aprendi com a prática de minfulness a controlar mais o meu dia a dia […] porque antes eu queria fazer tudo ao mesmo tempo. Quando eu paro para pensar, decidir o que eu vou fazer, percebo que faço as coisas de uma maneira melhor, que tudo sai melhor. […] antes eu ficava mais irritada, brigava, descontava nas pessoas. Agora eu seguro mais, controlo mais, vivo melhor.” Paciente 2

Deixe seu comentário